Troca de Conhecimentos

dezembro 24, 2009

PROJETO PEDAGÓGICO: LEITURA E LITERATURA NA ESCOLA

Arquivado em: Uncategorized — angelaborges @ 10:56 pm

Escola Municipal Joana Ferreira de Barros- Patis/MG

Projeto pedagógico: Leitura e Literatura na Escola

Tema: Leitura e Escrita

Público Alvo: Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

Cronograma: 5 semanas

Área do conhecimento: Língua Potuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia

Professores autores: Gilvani, Silvana, Rosemary.

Justificativa

Conclusões tiradas a partir das avaliações sistêmicas na escola, sobre a leitura escrita e interpretação de consenso, investe em praticas pedagógicas que visam despertar o gosto pela leitura e adoção de novos pontos de vista e novas posturas pelo universo literário.

Objetivo Geral

Possibilitar aos estudantes situações de aprendizagem que possam desenvolver a linguagem oral, escrita e interpretação de situações problema.

Objetivos Específicos

  • Identificar diferenças entre modalidade oral e escrita da língua;
  • Apreciar o estilo de diferentes escritores;
  • Editar e revisar textos;
  • Conhecer alguns autores literários;
  • Construir gráficos referentes ao tema trabalhado;
  • Conhecer diferentes paisagens retratadas nas obras literárias;
  • Pesquisar cronologia dos autores estudados;
  • Reconhecer a importância das ciências naturais no universo literário;

Metodologia

Cada ano trabalhará um autor

  • 6º ano – Vinícius de Morais, Cecília Meirelles;
  • 7º ano – Silvia Orthof, Carlos Drummond de Andrade;
  • 8º ano – João Guimarães Rosa, Graciliano Ramos;
  • 9º ano- Machado de Assis, José de Alencar;

Abertura do projeto com reuniões dos professores, distribuição das principais obras, pesquisas sobre autores, roda de leitura, trabalho de equipe envolvendo obras literárias trabalhadas, leituras individuais, discussões dos autores estudados, debates, confecção de cartazes, exibição de filmes referentes as obras, confecção de mascaras, desenhos, jogos, entrevistas, linha de tempo, trabalho de campo, visita a biblioteca, exploração de biografia, cronologia, principais obras, analises de textos, apresentação de dramatizações, teatros, paródias, coreografias, exposição de livros literários.

Recursos Didáticos

Livros Literários, papéis diversos, tintas, lápis de cor, jornais, revistas, pincel, textos informativos, internet.

Avaliação:

O trabalho será avaliado continuamente, ou seja de forma processual e direcionado de acordo com o ritmo do aluno, levando em consideração os seguintes aspectos: assiduidade, pontualidade, iniciativa, interesse, participação nas discussões e critica das leituras realizadas, envolvimento nas atividades de classe e extra classe, tendo como instrumento de avaliação: exposição dos trabalhos, culminância precedida de apresentações teatrais.

Culminância: Feira Literária.

Apresentação feita pelos alunos de acordo com a obra estudada Iracema de José de Alencar

Apresentação feita pelos alunos de acordo com a obra estudada de Silvia Orthof

About these ads

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: